_ MISSÃO
Construir e implementar uma proposta de Educação do Bem Viver como modelo de educação transformadora, que tenha como bases fundantes a arte/educação e as tecnologias sustentáveis.
_ VISÃO
Consolidar a Educação do Bem Viver na APA do Pouso Alto, em consonância com o ODS #4 da ONU.
Concebido em 2016, na Chapada dos Veadeiros, o Ipeartes é um projeto da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO), vinculado ao Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte. Os caminhos traçados pelo projeto buscam construir e implementar um modelo de Educação para o Bem Viver na Área de Proteção Ambiental (APA) de Pouso Alto, no nordeste goiano, abrangendo comunidades e escolas estaduais dos seis municípios que compõem a área: Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, Nova Roma, São João D’Aliança e Teresina de Goiás + Monte Alegre de Goiás.
O Ipeartes/Seduc-GO fundamenta-se na educação integral e nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), buscando consolidar o ODS #4: “assegurar educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos”. Com este propósito, todas as ações desenvolvidas são (inter-, trans-) disciplinares e tem como bases fundantes a arte/educação, o bem viver e as tecnologias sustentáveis.
A atuação do Ipeartes/Seduc-GO se dá através de Frentes de Ação e de Coletivos formados por educadores(as) pesquisadores(as) das áreas de: Arte/Educação; Ciências Humanas e Linguagens; Educação Socioambiental e Sustentabilidade; Práticas Corporais e Natureza; Educação Socioemocional; Educomunicação. As metodologias pesquisadas e aplicadas abrangem a educação formal e não formal, em comunidades urbanas e rurais, buscando promover experiências educativas transformadoras que caminhem rumo à construção de uma Cidade Educadora e de um Território Educativo.