COLETIVO EDUCADOR
O Coletivo Educador do Ipeartes/Seduc-GO é subdivido em coletivos pedagógicos por áreas de conhecimento similares. Os(as) educadores de cada coletivo se distribuem nas diversas Frentes de Ação e se organizam por meio de Círculos de Planejamento Pedagógico (CPPs), onde são compartilhadas e constantemente reavaliadas as pesquisas e experiências em ensino-aprendizagem. Os Planos de Ação anuais de cada coletivo são construídos e reconstruídos colaborativamente, de acordo com a dinâmica e singularidades analisadas ao longo do desenvolvimento do trabalho.
Coletivo de Arte/Educação
É composto por educadores(as) artistas e pesquisadores(as) das áreas do teatro, dança, música e artes visuais. O objetivo central do coletivo é pesquisar, desenvolver e aplicar metodologias arte/educativas (inter-, trans-)disciplinares relacionadas ao bem-viver e à educação integral na APA de Pouso Alto, fortalecendo a arte e fomentando a apreciação, reflexão e produção em arte na região.
A prática pedagógica do coletivo se dá nas Frentes de Ação, que atuam diretamente nas unidades escolares, e também em ações de sensibilização nas escolas e em toda a comunidade, por meio de: produção de espetáculos; contação de histórias; produção e participação em eventos que celebram a cultura popular; produção musical, composição e gravação de músicas autorais; composição coreográfica; produção de figurinos, adereços e objetos cenográficos; e confecção e manutenção de instrumentos musicais.
Coletivo de Humanas, Linguagens e Natureza
É formado por educadores(as) das áreas de ciências humanas, língua portuguesa, ciências da natureza e pedagogia. O trabalho do coletivo está voltado à pesquisa, prática e circulação de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, com atuação no contexto escolar e comunitário de toda a APA de Pouso Alto.
Prioritariamente, o coletivo atua na frente Itinerante APA, com apoio ao Letramento e Numeramento no ensino fundamental II. A principal inspiração teórica é o pensamento de Paulo Freire, aplicado através de metodologias voltadas a uma educação integral interdisciplinar entre as áreas da educação socioambiental, educação socioemocional, arte/educação e educação para os direitos humanos e diversidade.
Coletivo de Educação Socioambiental e Sustentabilidade
O Coletivo de Educação Socioambiental e Sustentabilidade é composto por educadores(as) das áreas de história, geografia e gestão do agronegócio. Seu objetivo principal é promover, de forma (inter-, trans-)disciplinar a educação socioambiental em todos os espaços de atuação do Ipeartes e do Ciranda da Arte, alinhando tais ações ao Plano de Manejo da APA (Área de Proteção Ambiental) de Pouso Alto.
O coletivo aplica suas práticas pedagógicas nas Frentes de Ação, em parceria com projetos locais como o Projeto Bem-Dito Lixo e a Associação Reciclealto, e em espaços políticos participativos da região: Conselho Consultivo da APA de Pouso Alto – CONAPA e Conselho Consultivo do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) – CONPARQUE.
Na Olimpíada de Humanidades, oferece suporte direto na etapa da Trilha Científica, guiando pedagogicamente estudantes de ensino médio no PNCV. Com abrangência em toda a rede estadual de educação, o coletivo promoveu quatro edições do Curso Online de Educação Socioambiental e, em 2023, lançou o livro “Cardápio de Atividades de Educação Socioambiental”, distribuído gratuitamente aos professores da rede.
Coletivo de Práticas Corporais e Natureza
É formado por educadores(as) licenciados em educação física. Em suas ações pedagógicas, oferece práticas para desenvolver a corporeidade da comunidade da APA Pouso Alto através da educação integral, utilizando os jogos, a cooperação e a ludicidade como elementos didáticos centrais. O coletivo busca transpor a ideia de corpo como um objeto isolado, integrando em suas ações as dimensões físicas, emocionais e socioculturais dos sujeitos e da comunidade.
Em 2019, realizou o Circuito de Jogos Educativos/Cooperativos. Também criou o Laboratório de Práxis Corporais Cooperativas para refletir e reconstruir métodos de ensino e aprendizagem da educação física escolar, baseando-se na cooperação enquanto valor prioritário para o desenvolvimento humano e a psicomotricidade.
No Itinerante APA, o oferece apoio pedagógico (inter-, trans-)disciplinar voltado ao Numeramento e Letramento do ensino fundamental II. Em 2024, o coletivo realizou a primeira edição do curso Contribuições da Educação Física para uma Educação Afrocentrada, voltado para educadores(as) da rede estadual.
Coletivo Educação Socioemocional
O Coletivo de Educação Socioemocional é formado por arte/educadoras da área da saúde mental, que atuam de forma ampla e de acordo com as propostas da psicologia da educação e da educação integral. O objetivo central é construir uma educação socioemocional transformadora e comprometida com os Direitos Humanos e da Terra para contribuir com a consolidação de uma educação do bem viver na APA de Pouso Alto. Desta forma, colabora também com uma cultura de atenção à saúde mental.
No chão da escola, o coletivo atua nas Frentes de Ação (inter-, trans-)disciplinares e realiza formações para educadoras(es) e oficinas de educação socioemocional para estudantes. Na amplitude da comunidade, participa ativamente do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescentes, dialogando com redes locais que conectam a escola e a sociedade e articulando-se politicamente com diversas instâncias: secretarias municipais, conselhos tutelares, CRAS, Ministério Público, ONGs, etc.
O trabalho é embasado no Manual de Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os), visando apoiar o exercício da democracia e aplicar propostas pedagógicas emancipatórias. A prática de atuação do coletivo em rede foi recentemente reconhecida pela Lei n. 14.819/2024, que instituiu a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares.
Coletivo MidiaLab (Educomunicação)
É formado por educomunicadores das áreas do design, audiovisual, jornalismo, rádio e TV e tecnologia da informação. Atua em cinco eixos principais: educomunicação; suporte técnico em tecnologia da informação; gestão de acervo; apoio técnico em som; e comunicação institucional de todas as ações realizadas pelo Ipeartes, através da produção de conteúdo e cobertura fotográfica, audiovisual e jornalística. Também produz materiais pedagógicos de acordo com as demandas das Frentes de Ação, como vídeos, podcasts, cartilhas e cadernos.
A proposta pedagógica do coletivo envolve a formação de educadores e de estudantes através da educomunicação, orientada pela educação integral, educação para os direitos humanos e diversidade, educação socioemocional e educação do bem viver. Nas unidades escolares e em cursos abertos à comunidade, atua com a aplicação de práticas pedagógicas (inter-, trans-)disciplinares que promovam a educação midiática, a relação crítica com as mídias e a compreensão da importância do papel da comunicação no cotidiano e na dinâmica da comunidade.
FRENTES DE AÇÃO
As Frentes de Ação reúnem educadores(as) dos seis Coletivos para realizar intervenções arte/educativas que promovam a educação para o bem viver, por meio da (inter-, trans-)disciplinaridade. Prioritariamente, as Frentes atendem estudantes e educadores do ensino fundamental e do ensino médio nas escolas estaduais da Apa de Pouso Alto. Na educação não formal, oferecem cursos livres, atividades educacionais complementares, oficinas pedagógicas e ações educativas pontuais abertas à comunidade local.
Olimpíada de Humanidades
Criada em 2017, a Olimpíada de Humanidades envolve unidades de ensino médio estaduais pertencentes aos seis municípios que compõem a APA de Pouso Alto + Monte Alegre de Goiás. Com edições anuais, promove uma ação educativa interdisciplinar entre áreas de Arte e Ciências Humanas e suas Tecnologias, através de Projetos de Aprendizagem Significativa (PAS) desenvolvidos por estudantes e professores(as) articuladores(as).
Itinerante APA
São João da Aliança, Educandário Humberto de Campos, Vila de São Jorge
Oferece suporte educacional em Letramento e Numeramento para estudantes do ensino fundamental 2 da APA de Pouso Alto. Com abordagem interdisciplinar, abrange educação socioemocional, arte-educação, educação socioambiental, educomunicação e educação para os direitos humanos e diversidade.
Ipeartes Educa
Cursos livres e gratuitos nas áreas da música, teatro, dança, educação socioemocional, educação socioambiental, informática e educomunicação. São abertos à comunidade em geral, contemplando públicos de diversas faixas etárias.
Aperfeiçoamento Profissional
Cursos gratuitos voltados para a formação de professores(as) e servidores(as) das comunidades escolares da APA de Pouso Alto. Em 2023, abrangeu as áreas da educação socioambiental, recursos digitais na educação e arte/educação.
Outras ações
Bloco Arte/educativo Ipeartes
Ação arte/educativa criada para conectar o Coletivo Educador do Ipeartes/Seduc-GO com a comunidade local, ocupando espaços públicos para facilitar a experiência do fruir artístico e da brincadeira de rua como ferramenta pedagógica. A temática do bloco muda anualmente, sempre valorizando a sociobiodiversidade do Cerrado e a cultura popular local.
A Saga da Pata Mergulina
Ação de sensibilização em formato de espetáculo teatral. Foi criado coletivamente pelo Coletivo de Arte-Educação com o objetivo de promover a proteção do Cerrado e do pato-mergulhão, espécie de ave endêmica presente na Chapada dos Veadeiros e ameaçada de extinção.